Guerra Política 2014 – 4 – Da urgência do conflito

Queda de braço

Quem assistiu ao programa eleitoral do PT desta quinta-feira, 21, viu mais uma propaganda onde o partido se esmerou, usando em especial o componente de conflito, outro item fundamental para a guerra política.

Antes, veja a matéria do Brasil247, em que Lula demoniza a mídia:

No programa eleitoral do PT desta quinta-feira (21), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou “uma das piores campanhas negativas de certa imprensa que se tornou o principal partido de oposição”.

Segundo ele, a mídia esconde os feitos do governo Dilma e voltou a pedir voto para sua afilhada política. Ele se referia a grandes obras não mostradas, como a da transposição do rio São Francisco, em PE.

“Eu tenho certeza que você já está surpreso com tanta coisa que a Dilma fez e que você não sabia”, disse.

“Essa campanha vai servir exatamente para isso. Para você ver como certa imprensa gosta mais de fazer política do que informar bem. Como só consegue falar mal e é capaz de esconder obras fundamentais, que estão transformando o Brasil”, atacou Lula.

O ex-presidente disse que sua sucessora fez “muita coisa, muita mesmo” e que só conseguiu isso porque fez um governo de continuidade. Ao mesmo tempo, não esqueceu do desejo de mudança expresso pela maioria da população em pesquisas.

“Por isso eu lhe peço: não deixe a mudança parar, não deixe o Brasil parar de mudar.”

Notaram como é simples? Enquanto isso, os marqueteiros do PSB e PSDB ainda não compreenderam o “código” embutido em tudo isso dito por Lula. Se é assim, vamos decifrar as coisas.

***

É claro que existe como sempre a propaganda de censura de mídia, uma das metas em um quarto mandato do partido.

Mas também temos a venda de esperança, junto com o ataque contínuo a alguém. Mas nesse ataque há um componente adicional: o conflito.

Ou seja, o PT sempre consegue se apresentar como um partido dentro de uma luta do bem contra o mal. E este mal é absoluto, pois quer ver o sofrimento das pessoas de forma intencional.

Essa é uma regra do jogo político: embutir conflitos em seu discurso. Neste caso, o PT está apenas fazendo sua lição de casa.

***

Quais tipos de conflitos poderiam existir dentre uma oposição e o PT? As possibilidade são múltiplas.

Como vemos em texto de Rodrigo Constantino, tivemos a menor criação de emprego dos últimos 15 anos. Ademais, todos os bons indicadores de redução de desemprego são principalmente vistos em estados não administrados pelo PT. O número de inadimplentes é recorde, chegando a 57 milhões de pessoas.

Como se isso não fosse o suficiente, conforme vemos no site Implicante, Dilma tomou para si iniciativa criada no governo de FHC:

O aumento das verbas para a saúde que aparece na propaganda eleitoral de Dilma Rousseff é na verdade uma iniciativa criada no governo Fernando Henrique Cardoso. No programa de rádio da presidente, é informado que em 2002, o orçamento da saúde era de R$ 24 bilhões e agora é de R$ 91 bilhões, “um aumento de 97,7% acima da inflação no período”. A ampliação orçamentária é efeito de uma emenda à Constituição aprovada em 2000, segundo  a qual os recursos federais destinados à saúde devem ser corrigidos anualmente conforme a variação do PIB.

E ainda temos o ódio do PT contra a mídia, usado pela primeira vez em horário eleitoral.

Não quero me estender aqui. Esses são apenas alguns pontos de conflito. Há muitos outros.

***

Esses dados nos levam a conclusões como:

  • O PT não tem méritos, mas usurpa méritos dos outros
  • Usurpar méritos dos outros é uma forma de não se fazer nada, o que é efetivamente prejudicial para o povo
  • A inadimplência recorde é culpa do governo e vai destruir a vida de muitas famílias
  • O PT quer censurar a mídia para poder continuar vendendo informações falsas como as que tem propagado de forma mais fácil, e assim conseguir prejudicar ainda mais a vida do povo

O que falta em termos de argumentos para que o PT seja apontado como o maior inimigo do povo? Não falta nada. E lembremos que a censura de mídia nos levará inexoravelmente a um caos similar ao de Venezuela e Argentina. Isto é uma intenção bolivariana.

***

Sempre que for apontar as culpas do PT, não se esqueça de palavras como “intencionalmente” e “deliberadamente”. Ou então frames com o mesmo significado.

Neste tipo de conflito, não há lutas contra “pessoas enganadas”, mas contra grupos comprometidos com a destruição do nível de vida do povo. É assim que o PT “vende” seus adversários. Todavia, há muito mais motivos para imputar esses rótulos ao PT.

***

No discurso do PT (enquanto eles apresentam méritos inexistentes), a mídia é apontada como culpada, assim como é feito com os neo-liberais. O PT não se furta em dizer que seus inimigos querem transformar a vida dos brasileiros em um verdadeiro inferno. Ao mesmo tempo, se apresentam como os salvadores da pátria. Eles fazem isso pois o componente de conflito é fundamental na guerra política.

***

É preciso apresentar o PT como um partido que intencionalmente deportou haitianos do Acre para São Paulo (estado que os acolheu), mostrando seu desprezo pelo ser humano. É preciso mostrar que o PT deliberadamente levou à uma inadimplência recorde. Lembre-se que isso destruirá a vida de muitas famílias. Não podemos deixar de apontar o PT como o partido que decidiu lutar contra a mídia livre, a única instituição capaz de mostrar as barbáries de seu governo. Governos que censuram a mídia conseguem logo em seguida destruir as economias de seus países deliberadamente, assim como ocorreu na Venezuela e na Argentina. Isso é lógico: quando ninguém está expondo os fatos, a extrema-esquerda raspa o fundo do tacho. O PT opta por não fazer nada em termos de geração de empregos, esperando que estados não administrados por eles invistam nisso. Essa mania de ter um projeto de poder (e não um projeto de governo) levou o PT a ter o menor índice geral de criação de empregos em 15 anos. Ainda há mais a ser dito: o PT optou por deixar de investir na saúde pública ao invés de criar uma carreira de médicos, por isso trouxe médicos cubanos que atuarão por 3 anos, aceitando condições ruins. Com isso, nada será feito pela saúde pública. Eles fizeram uma escolha consciente pelo sofrimento do povo.

Nota-se que embutir o conflito na guerra política contra o PT não é difícil. É preciso, antes de tudo, ter a consciência de que não há uma campanha política eficiente sem componentes de conflito.

***

Como sempre tenho dito, é possível vencer o PT mesmo que ele jogue a guerra política e os outros não. A situação do país está lamentável, por culpa do PT, e isso pode lhes custar a eleição. Mas por que facilitar? Em suma, adicionem conflitos nos discursos contra o PT.

Não mais tratemos o PT como um partido de políticas erradas, mas como um partido cujas políticas são construídas para esconder temporariamente problemas e usurpar méritos dos outros, para intencionalmente prejudicar a vida da população. E é por isso mesmo que eles não param de pensar em censura, pois as consequências de suas políticas estão aparecendo cada vez mais.

Nesse componente de conflito, é preciso salvar o Brasil das intenções sórdidas do PT.

***

Espero não ter ofendido os religiosos com a imagem deste post, mas é neste nível que as coisas devem ser tratadas. Esse é o componente de conflito como ele é na esfera da guerra política.



Categorias:Guerra política (ensaios)

Tags:, , , , , ,

28 respostas

  1. Luciano o Lula na primeira propaganda da Dilma ainda lançou uma tática mostrada pelo David Harowits que é de rotular o opositor….se ele é a esperança só resta o medo pro outro lado, se ele é a verdade o outro lado tem que rebolar pra provar que não é a mentira…ele diz :

    Em 2002 a esperança venceu o medo, em 2014 a verdade vencerá a mentira.

    No caso ele quer dizer que dilma fez muitas obras (sic), a saber: belo monte, transposição, adutoras etc e essa mídia golpista do PIG fica dizendo que o PT não fez nada no governo dilma.

    Curtir

  2. Não sei se vocês estão ligados, mas a audiência do HP na tv tá horrível, baixíssima, a Globo hoje chegou a marcar 9.5 num horário em que normalmente atinge 30, à tarde a situação é de 3-4 pontos onde antes se conseguia 10-12, provavelmente apenas pessoas em idades avançadas (pois são os que mais ficam à frente da tv) estão assistindo. A audiência dos chamados OCNs (canais pagos) e Oaps (outros aparelhos, dvds, videogames) disparou com o começo do HP. Eu já estou duvidando que o HP venha a ter alguma influência significativa no eleitorado, talvez as entrevistas nas 3 grandes emisssoras (Globo, Record e SBT) e as pequenas inserções durante a programação tenham mais efeito.

    Curtir

  3. Já disse uma vez e vou dizer de novo: o PT vai levar essa eleição e a “oposição” não terá ninguém para culpar a não ser ela própria.

    Curtir

    • Rafael Borges,

      Tenho contato com alguns petistas que tem certo status nos grupos de suporte do governo e nem eles usam a técnica da “inevitabilidade” mais assim.

      Sei que não é sua intenção, mas é recomendável evitar a técnica da “inevitabilidade”, pois isso pode influenciar algumas pessoas a agir no padrão crazy christian lady, do filme The Mist.

      Eu sugiro o senso de urgência, ao invés da depressão absoluta.

      Inevitabilidade = apelo à desistência, desmotivação do grupo, sub-comunicação à plateia de que o oponente merece vencer
      Senso de urgência = apelo à mudança de ação, motivação do grupo, comunicação ao próprio grupo de que temos que vencer

      Abs,

      LH

      Curtir

      • Come on Luciano.

        Nice shoot on that her poor female brain.
        ……….

        Come on Luciano.

        Você precisa aprimorar seus gostos por filmes.

        Não devemos tomar como exemplos instrutivos essas obras pseudo artísticas deploráveis desses Hollywoodianos “arteiros modernosos”, pois a maioria deles é composta por cultuadores do paganismo dos bárbaros, que não nos oferece uma referência recomendável ou louvável de Moral e Ética.

        Don’t forget that Babalu!

        Abraços.

        Curtir

      • The Mist é um filme excelente, e tem um dos finais mais corajosos que já vi.

        Mas nesse filme é assustador ver uma personagem que “trava” a todo momento qualquer reação dos personagens do filme contra o mal maior.

        Abs,

        LH

        Curtir

      • Caro Luciano.

        Assista a esse capítulo que trata de alguns conceitos interessantes e nos arremete a considerações morais e éticas instrutivas.

        Jornada nas Estrelas – Deep Space 9 – DS9

        http://megafilmeshd.net/player/drop.php?v=OVcAFCdKLG
        ……….

        Abraços.

        Curtir

      • At least I know how to write in English, scumbag.

        É preciso ser muito burro pra achar que basta traduzir as palavras individualmente para formar uma sentença em inglês. É preciso ser mais burro ainda para sugerir que matar a presidente do país (por si só, uma besteira sem tamanho) resolveria algo. E depois vem falar de “Moral e Ética”. Hah!

        Now copy and paste this on Google Translate and marvel at your own stupidity.

        Curtir

      • Wow ! Wow !

        What we have here? Let me see:

        1.) Borges “The Great Fullish”?
        2.) Borges “The Jackass Fucked Kid”?

        So I think the last one is the correct choice.

        Wow ! Wow !

        Actually I’m scared with this fucked Borges: “The Great” and “intelligent”… kid.

        Wow ! Wow !

        Vá estudar vagabundo!
        E aproveite para aprimorar seu deficiente conhecimento sobre o uso de metáforas.
        Uma dica para um semi-analfabeto como você: Metáforas são figuras de linguagem.

        Ridendo castigat mores.

        Bye Trouxa.

        Curtir

      • Hehehe!

        O Borges, então partindo apenas de pressupostos baseados em suas considerações subjetivas, acha-se no pináculo da sabedoria, e de modo definitivo estabelece um Julgamento de Minerva sobre outra pessoa, que nem sequer conhece.

        Observa-se na sua retórica imatura a necessidade premente de auto afirmação, típica de sujeitinhos mimadinhos pela mamãezinha (infelizmente), que buscam desesperadamente aparecer ao mundo para justificar sua auto admitida insignificante existência.

        Afinal ele busca seus 15 minutinhos de fama… Hehehe!

        Eu não sabia, até agora, que o “Apolo” tivesse tanto poder assim.

        Nada como um ululante Borges imaturo para propiciar-me tamanho divertimento.

        PS: Para um melhor esclarecimento ao garotinho Borges (semi-analfabeto) venho, por estas mal traçadas, proferir que o termo “ululante” é um neologismo introduzido por Nélson Rodrigues.

        Keep cool and Bye Bye Borges-zinho-zinho-zinho.

        Curtir

      • All we need is a “Non Borges”.
        A “Non Borges” is all we need.
        ……….

        Curtir

    • Porra!

      Como você é engaçado!

      Você já nasceu assim palhaço, ou treinou a vida toda pra chegar nesse estado patético?
      ……….

      Curtir

      • “Nice shoot on that her poor female brain.”

        Você sugere matar a presidente do país e ainda escreve isso em um inglês errado pra caramba. E eu sou o palhaço?

        Curtir

      • Rafael, ninguém falou em matar ninguém. São metáforas, pow.

        Quem assistiu o filme sabe o quanto é incômodo ver alguém travando iniciativas para obter resultados. E numa hora essa postura pode virar até ódio a quem tenta obter os resultados.

        No filme, há monstros rodeando o supermercado, e os caras tentam se defendem. A doida do vídeo começa a dizer “não adianta, já era”. Até um momento em que dão um tiro nela.

        Relaxe, Rafael, não leve metáforas tão literalmente.

        Abs,

        LH

        Curtir

      • “São metáforas, pow.”

        Debate e leitores de altíssimo nível, pelo visto. Bah.

        Curtir

      • São mesmo. Muitos formadores de opinião acessam este blog.

        Isso não significa que tenhamos que ser tão formais sempre.

        Abs,

        LH

        Curtir

  4. Ayan, você acha que ele foi assertivo nesse (parece que os PT ficou irritadinho com esse vídeo)?

    Curtir

  5. PSDB,PMDB,PT e REDE GLOBO: a corda,a caçamba, a cacimba e o regador.
    FHC e Lula formaram uma corrente,uma dupla perfeita,que em apenas 20 anos conseguiram habilmente transformar a nação brasileira em 200 milhões de trouxas,é muito trouxa por M2.(gente que não pensa,não lê e que não sabe de nada)Compartilhe!

    Curtir

  6. A maior desgraça da humanidade não são os vilões, mas os malditos supostos heróis.

    Curtir

    • Hey Brazilian Jo!

      Não procures longe os bens cuja fonte em ti trazes.

      Hey Brazilian Jo!

      O Princípio não está na singularidade quântica cósmica original.
      Assim também a culpa não está em nossas estrelas.
      Mas ambos estão em nós mesmos.

      Hey Brazilian Jo!

      Wake up Brazilian Jo!

      Curtir

  7. Por falar em horário político… Ontem, aguentei de modo heroico os 50 minutos dessa inutilidade, mas pude perceber que o DEM está batendo forte no PT baiano. Paulo Souto falou insistentemente da violência que assola a Bahia e de como ele fará para reverter essa situação. Disse ainda que não vai encharcar a cabeça do eleitor com promessas mirabolantes e eleitoreiras, mas vai se ater em prometer o que for possível. Vamos ver no que vai dar.

    Curtir

  8. A máxima atribuída a Lênin: “Xingue-os do que você é, acuse-os do que você faz.” foi utilizada pelo PT para acusar os adversários.
    Depois tentaram fazer uma analogia e tentaram assumir as qualidades dos adversários.
    Assim passaram a dizer que somente eles foram contemplados com a graça divina e eram HONESTOS.
    Até que apareceram as provas do mensalão, refinarias, doleiros e outras mais.
    E você sintetizou bem em “O PT não tem méritos, mas usurpa méritos dos outros”.

    Curtir

  9. Jjá passou da hora para alguem da oposição utlizar “o tema drogas” de forma mais contundente e jogar pra cima do PT (via governo federal) a culpa das cracolândias, o aumento absurdo do uso de todos os tipos de drogas, etc.

    . as grandes apreensões de drogas prontas pra consumo são realizadas dentro do territorio nacional
    . estas apreensões são feitas na grande maioria das vezes pelas policias estaduais
    . não são encontradas grandes plantações de drogas dentro do territorio nacional
    . portanto as drogas vem de fora, passando pelas fronteiras
    . cabe a vigilância das fronteiras, primordialmente, ao governo federal
    . nessas mesmas fronteiras, foram reduzidos o numero de agentes da PF, verbas e equipamentos
    . os tais 10 VANTS ficaram apenas na propaganda de 2010

    os caras não conseguem fazer um “frame” com esses dados

    Curtir

  10. Achei ótimo ter colocado o diabo à esquerda e Jesus à direita. Foi coincidência?

    Já repassei este excelente texto a todos do meu facebook. Um verdadeiro chamado às armas!

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: