Guerra Política 2014 – 6 – E a tal “superação da política”?

dilma-marina-aecio1

Hoje vou comentar os programas de TV de Aécio e Marina em 23/08.  Para começar, vejamos o programa de Aécio:

Hm, é duro falar, pois vou votar neste moço no primeiro turno. Mas o programa foi bem fraco. Não há contundência, não há polarização, falta conflito, etc.

Por exemplo, quando ele falou com aquela senhora sobre o Bolsa Família, falou em continuidade do programa. Show de horror, pois ele ficou se defendendo da acusação de que “encerraria o Bolsa Família”. Na verdade, deveria mostrar que a origem do Bolsa Família estava no PSDB e que o tal Lula deu uma declaração criticando este tipo de programa. Quando percebeu o sucesso do que fez FHC, deu sequência no programa, mas sempre usando como ferramenta de terrorismo eleitoral. Ele deveria dizer que “o Bolsa Família é tão bom que Lula continuou o que FHC começou”. 

Ele deveria também atacar o PT por usurpar os méritos dos outros. Muito melhor do que ficar na defensiva. Ora, se ele apenas “vai continuar o que o PT já fez”, qual o motivo para votar nele? Os marqueteiros do PSDB merecem um puxão de orelha por essa.

Outra dica: jamais cruze os braços enquanto estiver se comunicando com o povo. Veja só entre os 0:42 e 0:51. Por favor, não faça isso!

Aos 4:00 surge algo interessante, que deve ser explorado mais nestas eleições: buscar um governo com as melhores pessoas, sem distinção de partido. Esse é um frame bom, relacionado à “superação de política”, que funciona bem em uma época onde o PT banalizou a política ao fazer alianças com gente como Paulo Maluf e Fernando Collor. No momento em que um partido ficou rotulado (com facilidade, diga-se) por distribuir cargos em troca de poder, vender-se como alguém a superar este estilo de política é um ponto positivo.

No geral, um programa fraco, com alguns poucos bons instantes como esse onde ele falou de governar para todos, menos para o partido. Lembrando: o frame é bom neste momento pela forma suja que o PT tem encarado a política.

***

Agora veja o programa de Marina:

Quase todo o programa é feito na ideia de “superação de política”. Observe o que ela diz:

Nós podemos reunir as melhores pessoas, com capacidade para executar esse plano. Porque nós não temos que dar Ministério em troca de tempo de televisão. Não vamos nos submeter à chantagem política de ninguém. Os grupos que estão há 20 anos no poder não conseguem mais dialogar. Eles estão dividindo os brasileiros numa guerra. Eles não se escutam e não conseguem mais escutar as pessoas. É preciso superar essa velha política que está atrasando o Brasil, prejudicando nosso desenvolvimento e colocando em risco as conquistas econômicas e sociais que devem ser mantidas e aperfeiçoadas. Nós vamos promover o diálogo. Tem gente boa em todos os partidos. E também nas empresas, nas universidades. Em toda parte tem gente honesta e competente que pode colaborar.

O que está sendo sub-comunicado aqui? Simplesmente que é preciso superar o “jeitão tradicional” de se fazer política em prol de troca de cargos e manutenção do partido no poder. Evidentemente foi um ataque à todo mundo, mas que respinga especialmente no PT, conhecido por negociar com o demônio.

Na avaliação geral do programa, Marina parece muito mais contundente na hora de polarizar as discussões e se mostrar como “o novo”. Lembra até a campanha do Obama. Já passou da hora dos marqueteiros de Aécio saírem da zona de conforto!

***

Algumas pessoas criticam Marina por ela declarar “superar a politica”, mas na verdade esse é apenas um frame poderoso para a guerra política. Quando alguém convence as pessoas de que “superou a política”, sub-comunica estar acima dos interesses mesquinhos em vigência.

***

Um exemplo é claro para explicar. Imagine que um gerente esteja defendendo sua área corporativa, em embate argumentativo com outro defendendo a área dele. Daí chega um terceiro gerente dizendo: “Ei gente, temos que pensar na empresa!”. Quem consegue emplacar o frame mais positivo? Obviamente que é o terceiro gerente, por vender uma imagem de superação dos conflitos em prol de um bem comum. Quando alguém diz “superar a política’, faz a mesma coisa.

***

A melhor coisa do frame de superação de política é que ele pode ser usado tanto por Aécio como por Marina, mas não pelo PT, até por estar no poder há 12 anos, tendo cravado a imagem de pessoas fazendo tudo em nome do partido, mesmo que precisem fazer as alianças mais espúrias.

***

Já estou até imaginando o protesto: “Luciano, você entra em contradição, pois disse que ‘superação de política’ é picaretagem”. Sim, eu já escrevi isso, mas eu focava na discussão entre intelectuais orgânicos, onde todos conhecem os termos sob discussão. Em minha perspectiva de política, é impossível superá-la. Porém, os candidatos podem usar o frame “superação de política” no sentido de superar a política tradicional ou a política que considerem mais mesquinha. Havendo esta contextualização, o frame “superação de política” é um elemento recomendadíssimo.



Categorias:Outros

Tags:, , , , , , ,

24 respostas

  1. Existe uma pequena diferença que quase não notamos:Marina fala de ideologias do PSDB,enquanto que os outros partidos não se misturam nesse assunto e debatem erros administrativos,superados e combinados,nada de ataques ideológicos? Todo mundo,nós,sabe que o PT não é um partido brasileiro e que pertence a dinastia extinta da URSS,que está usando os recursos econômicos da nação para beneficiar e financiar países signatários do foro de São Paulo consistentes à América Latina e Africa,onde existe o maior interesse de implante comunista.E o PSDB é confrade nas causa externas em acompanhar o PT.O PMDB é cuidador da parte administrativa para as relações legislativas.Eleições sem oposição é fraude conceituada?

    Curtir

  2. Os “assessores e publicitários” de Aécio deveriam mandar ele ajudar idosas atravessar a rua e pedir para mulheres “espaçosas” para abraçá-lo muito, assim, ele perde o medo de ser pegajoso, e da próxima vez ele talvez ficar segurando o braço do eleitor, colocando a mão no ombro e abraçando, ao invés de cruzar os braços.

    Agora, falando mais sério, os assessores de campanha dele deveriam é ler mais o seu blog.

    Curtir

  3. Uma geral rápida da campanha de Aécio até o momento (e dúvido que mudará):

    1 – Repetitivo.
    Em termos de proposta, me parece que elas apontam um pouco para demandas liberais como a diminuição de ministérios….mas vamos falar a real? o povão tá pouco se fodendo pra isso. A preocupação do povo é a seguinte:

    Saúde.
    Trabalho.
    Consumo.
    Educação.
    Segurança

    Não necessariamente nesta sequência.

    2 – Sobre bolsa família, o luciano já disse o suficiente. Mas farei algumas breves considerações: O tal ‘poupança jovem’ é em realidade somente mais uma idéia absurda que coloca o governo como distribuidor de dinheiro…o fato é que para ficar depositando dinheiro na conta de jovens que nem se sabe se estarão de fato estudando, é necessário o aumento de impostos. Então Aécio não apenas está propondo a continuação do bolsa família, como uma extensão deste. E opior é o cara se formar e receber essa grana, que na opinião de aécio servirá pra ele abrir um negócio……KKKKKK……observando os atuais formando de universidade diria que eles vão torrar toda a grana entupindo o traseiro de droga. Isso quando o cara não fecha a lojinha dele, e vai ‘protestar’ tacando fogo na loja de outro.

    Pode ter certeza de que esta idéia será aproveitada pelos adversários como mais um mecanismo para permanecer no poder. Ou seja, a campanha de aécio não é somente fraca. MAS DANOSA à longo prazo.

    Seria mais interessante se aécio ao tratar do bolsa família, afirmasse que o continuaria, mas que fizesse uma análise política do bolsa família e seu maior ponto fraco: COMPRA DE VOTO. E isso é muito simples…. com apenas uma frase:

    “Drona Brenda, o bolsa família vai continuar, mas haverá uma ENORME diferença no meu governo. Vamos melhorá-lho de tal forma que nunca mais será preciso que a sernhora vote em um ou outro partido, ou canditado para manter o benefício”.

    3- Aécio se defende demais….
    Enquanto ele de defende de um caso de uma pista de avião, seus adversários tem em seu histótico : Mensalões, escandalos sobre a petrobrás, doleiros, relações diretas com o PCC, aparelhamento das instituições de justiça e ensino, apoio CLARO à escravidão (que foi tratada como ‘bolsa’ por Dilma) entre outros…..a lista é grande demais…..a atuação de aécia é como entrar em um restaurante de comida exótica…… e pedir bife.

    Em outras palavras, o cara tem um monte de bandido como adversário, e fica se defendendo de acusações como se a moral dele, e a do adversário fossem equiparavéis ou lineares.

    Se……..somente se…… Aécio não é burro, acho que está cercando por um dezena deles.

    No momento em que um jornalista da tv globo conseguiu ser mais incisivo e assertivo que ele, pra mim ele deixou de ser um candidato viável em termos de guerra política.
    Infelizmente vou votar nele, SOMENTE por falta de opção e porque não quero mais PT.
    Mas normalmente eu votaria nulo. E acredito que a margem de pessoas que vão votar nele somente para a saída do PT, não é suficiente para ganhar a eleição.

    Como disse um dos muitos sites da BLOSTA, o psdb nunca perdeu seu comportamento ‘Daslu’ e essa é a MAIOR E MAIS FATAL FALHA do partido e dos membros deste.
    Inclusive este mesmo comportamento é visto em alguns comentaristas deste blog, quando falam que pobres e mães solterias são parasitas preguiçosos.

    O que define o Psdb na cabeça dos eleitores é o “nojinho” pobre. E isso foi reforçado durante anos não só pelo comportamento do psdb, mas pela militância dos adversários.
    Não adianta colocar um monte de pobre e pessoas de cor na propraganda se o político em questão fica de braço cruzado…..aliás essas cruzada de braço aí, pode ser encarada como o vislumbre de sua atuação no governo.

    Na boa Luciano, os caras perderam o jeito da própria política…….daí falar em guerra política para eles, é como falar em um dialeto extra terreno.

    —-

    E mais, acho que o REINALDO AZEVEDO está fazendo uma PUTA MERDA contra a Marina, não porque ela não mereça — mas porque a estratégia está errada. Se ele ficar depredando a marina, quem ganha força não é o Aécio……mas a Dilma.

    Simplesmente porque se abriu uma terceira via, para aqueles que acham o psdb um nojinho, mas também não votarão no PT. Se o reinaldo polarizar demais pro lado da Marina, como está fazendo, corre o risco de no segundo turno obter uma grande quantia de votos nulos, que dará a vitória também à Dilma.

    No momento deve-se tratar a marina como “Joker” (do baralho), e considerá-la como oculta….ou seja: Foco no seu player, Reinaldo.

    Curtir

    • É por isso que quando Aécio fala que vai promover a reforma tributária, eu dou ombros. Um governo com cabeça atravancada de socialismo Fabiano não pode jamais baixar os impostos. Seria um tiro no pé. Essa Poupança Jovem é uma parvoíce. O jovem tem que achar emprego assim que sai do Ensino Médio e zefini. Se esses governos pararem com essa mania de distribuir renda às custas de quem paga pesados impostos, o jovem pode achar seu lugar ao sol. Por que o jovem americano fica doidinho pra trabalhar e sair de casa? Porque lá, isso é uma realidade. Se acha sempre um emprego que pode sustenta-lo e ajuda-lo a alçar voos mais altos. Ai, eu acho que a gente nunca vai sair desse assistencialismo barato.

      Curtir

  4. Luciano, talvez te interesse esses links que sintentizam diversos argumentos utilizados para defender o PT e para atacar o PSDB:

    Dez razões porque o PSDB não deve voltar à presidência
    http://bertonesousa.wordpress.com/2014/06/20/dez-razoes-porque-o-psdb-nao-deve-voltar-a-presidencia/#_ftn2

    Por que eu odeio o PT?
    http://limpinhoecheiroso.com/2014/01/03/hugo-lapa-por-que-eu-odeio-o-pt/

    Curtir

  5. A assessoria do Aecio lê esse blog? Tem como saber? O Bonner com ctz leu o blog do Coyote , onde mostrava que ele era petista e amigo do Lula.

    Curtir

  6. Luciano , se em um cenário hipotético de segundo turno marina tiver ( e se , não me engano tem ) mais chances de ganhar do PT , enquanto aécio em simulações perderia de lavada , não seria melhor logo votar em marina e garantir que pelo o segundo turno seja desputado por aquele com mais chance de vencer o pt ?

    Curtir

  7. A assertividade anti-esquerda não virá do PSDB, esta nasce do povo, nos comentários na internet, e de blogs como este do Luciano. Isso que irrita, porque mostra que o psdb não ouve a voz que surge nas ruas virtuais (que são mais sinceras que manifestações físicas, pois não tem essa de massa de manobra).
    Com esse bom-mocismo inócuo parece que o psdb vê o povão como um pitbull raivoso que só serve ao PT, aí tem que chegar com esse papinho de “amigo..amigo”. Oras, povão não é burro!! Nem aqueles que são reféns do bolsa-família seriam tão capachos se Aécio chegasse com dedo em riste falando “inimigo de vocês são aqueles lá (o aponta o PT)”.

    Certa vez, em um episódio do trueoutspeak, Olavo de carvalho disse a razão do programa ser um sucesso: “Aqui a gente chama o filha da puta de filha da puta”. Seguisse essa filosofia, a eleição estava no papo.

    Curtir

  8. Cruzar os braços enquanto conversava …. que erro primário de linguagem corporal. (PQP)

    E vemos pela porrilhonésima vez o discursinho “oposição administrativa”.

    ZZzzzzzzzz ….

    Curtir

  9. Luciano, meio off topic, mas creio que você deveria tomar conhecimento dessa pérola:
    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gregorioduvivier/2014/08/1505356-o-pais-e-o-armario.shtml

    Curtir

  10. “Algumas pessoas criticam Marina por ela declarar “superar a politica”, mas na verdade esse é apenas um frame poderoso para a guerra política. Quando alguém convence as pessoas de que “superou a política”, sub-comunica estar acima dos interesses mesquinhos em vigência.”

    Ou que ela é ainda mais escrota do que todo o resto.

    Curtir

  11. Luciano eu já estou cansado desse bom mocismo do PSDB. Dessa lerdeza e imaturidade politica deles. Ontem eu entrei no site de campanha do Aecio tentando enviar a eles uma mensagem a respeito de um bom frame e proposta para os aposentados. Não consegui encontrar um unico email, uma unica forma de entrar em contato com eles e enviar proposta. Fica complicado querer ajudar quem pensa quem não precisa de ajuda alguma

    Curtir

  12. “‘Mentalidade revolucionária’ é o estado de espírito, permanente ou transitório, no qual um indivíduo ou grupo se crê habilitado a remoldar o conjunto da sociedade – senão a natureza humana em geral – por meio da acção política; e acredita que, como agente ou portador de um futuro melhor, está acima de todo julgamento pela humanidade presente ou passada, só tendo satisfações a prestar ao ‘tribunal da História’”.
    Olavo de Carvalho.

    Curtir

  13. Enquanto isso, Batista e seu raio privatizador “mitando” na zoeira:

    Paulo Batista causa pânico na campanha petista

    E o KPI não podia ser melhor:
    A qtde de comentários esquedofrenicos estrebuchando, babando, irados … rsrsrs

    Curtir

  14. Ayan, o Reinaldo está dizendo que não votaria na Marina nem em caso de existir segundo turno com a Dilma:

    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/por-que-jamais-votaria-em-marina-silva-nem-que-ela-viesse-a-disputar-o-segundo-turno-com-dilma-ou-voo-cego-de-um-aviao-sem-dono/

    Na minha opinião ele só está dando munição para os petistas.

    O outro link não é relacionado ao assunto, mas mostra como essa paranóia de ver machismo em tudo acaba construindo causas engraçadas (para não dizer ridículas):

    https://catracalivre.com.br/geral/cidadania/indicacao/pelo-direito-de-broxar-falir-e-ser-sensivel-campanha-pede-que-homens-libertem-se-do-machismo/

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: