Guerra Política 2014 – 18 – O PT e a tática de metralhar pedidos de direito de resposta

direitoresposta

Conforme matéria do Portal Vermelho, o PT, que já pediu direito de resposta contra Pastor Everaldo, agora faz o mesmo contra Aécio Neves e Marina Silva.

Segundo o texto, a coligação petista “encaminhou nesta quarta-feira (24) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dois pedidos de direito de resposta a propagandas eleitorais dos candidatos opositores Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) veiculadas na televisão na noite de terça-feira (23)”. Eles disseram que haviam “informações inverídicas e ofensas à dignidade e a honra” de Dilma Rousseff.

Rui Falcão, presidente do PT, afirmou, sobre o programa de Marina: “O caso mais grave é o da candidata do PSB, cujo programa contém afirmações inverídicas, e já está passando dos limites”. Ele não gostou que Marina tenha falado a verdade ao usar termos como “caso de polícia” e “dinheiro de corrupção”.

Em relação ao programa de Aécio, eles não gostaram de ver o programa mostrar outros fatos incômodos: o envio de dinheiro, através do BNDES, para que a Odebrecht reformasse o Porto de Mariel, em Cuba.

Falcão tergiversou: “80% dos equipamentos e serviços do Porto de Mariel é feito por empresas brasileiras, gerando empregos para o Brasil e abrindo possibilidades através do porto para exportações brasileiras para o Caribe”. Tudo conversa fiada.

O PT está certo em fazer isso? Em termos de guerra política, sim.

***

O fato é que a guerra de processos pode ser estendida para qualquer cenário onde existam árbitros que podem tomar decisões a seu favor, como no caso dos pedidos de direito de resposta ao TSE. Quer dizer, guerra de processos não tem apenas a ver com decisões na justiça comum. Vale até para ações dentro do Congresso, por exemplo.

***

Na verdade, Marina já ingressou com uma ação contra a campanha de Dilma. O direito de resposta foi negado. Já contra o Pastor Everaldo, Dilma pediu direito de resposta e deu certo.

***

Este é mais um critério da guerra política, portanto: quem entra com mais recursos contra seus adversários, obtém a dianteira. Independentemente do resultado destes recursos. Se surgir um resultado positivo, tanto melhor, pois isso significa a aquisição de mais tempo de arena.

***

É só avaliarmos as campanhas eleitorais. Ninguém atacou tanto seus adversários quanto Dilma. Estes adversários, por outro lado, tem poupado Dilma de críticas, lançando um ataquezinho aqui e outro acolá. Na verdade, Marina já poderia ter requisitado uns 30 a 40 direitos de resposta até agora. Mas só fez isso uma vez. Pelo andar da carruagem, Dilma fará isso todas as vezes em que tiver oportunidade. Ainda existe um resultado obtido perante o público: o PT consegue vender a imagem de “mais atacado” mesmo sendo o maior ofensor.

***

Alias, já tivemos 3 debates presidenciais até o momento, e no último, da CNBB, também pudemos notar que Dilma foi a primeira a pedir um direito de resposta. E conseguiu! Ela realmente é mais rápida no gatilho que seus oponentes, em mais uma regra da guerra política dominada pelo PT, mas ainda praticamente ignorada pelos adversários.

***

A melhor forma de traduzirmos essa regra é: “quem não chora, não mama”. Mais uma para os adversários aprenderem com o PT como se joga o jogo político.



Categorias:Outros

Tags:, , , , , ,

3 respostas

  1. É uma verdadeira tática de “spam” judicial.

    Curtir

  2. Mais vídeos do Ficha Social.Eles lançam vídeos diariamente:

    Curtir

  3. A música da Rita Lee cai bem…

    “Quem não chora dali, não mama daqui, diz o ditado
    Quem pode, pode
    Deixa os acomodados
    Que se incomodem…”

    Aécio acomodado, pode se incomodar. E muito.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: